terça-feira, 30 de agosto de 2011

quarta-feira, 20 de julho de 2011

BOAS FÉRIAS!

Os livros que escolhemos são para exercitar os neurónios em tempo de moleza... de Verão.



Desafios Mentais
Adaptação para português: Maria José Sarabando
Edição Porto Editora
32 págs., 12,90 euros

Mesmo se o Verão é tempo de preguiçar, escusa-se de deixar os neurónios das crianças adormecerem completamente. Para as desafiar a pensar, pode contar com a ajuda da colecção Doutor Génio. Neste título, Desafios Mentais, há jogos de lógica, de observação, de geometria e de muitas outras práticas que potenciam a memória, a concentração e o raciocínio. Tudo isto com bom humor e sem grandes preocupações com sucesso ou desempenho. A ideia é mesmo passar o tempo da melhor maneira. Uma caneta electrónica (e mágica) ajuda a descobrir as opções correctas. Basta colocá-la sobre a resposta escolhida e esperar que se acenda uma luz verde (boa!) ou vermelha (tenta outra vez!). O livro é aconselhado “à massa cinzenta” de crianças a partir dos sete anos. Mesmo de férias.


Geronimo Stilton — Aprende e Diverte-te nos Teus Tempos Livres
Tradução Ângela Miranda Cardoso
Edição Editorial Presença
116 págs., 10,90 euros

O director do Diário dos Roedores (da Ratázia) vai ajudar os seus pequenos leitores a não se esquecerem de tudo o que aprenderam no Inverno. Assim, guiados por esta espécie de herói meio trapalhão, os miúdos irão revisitar alguns dos conhecimentos adquiridos no 1.º ano do ensino básico. O melhor mesmo é as crianças começarem por ler as narrativas “não didácticas”, para depois estarem familiarizadas com as personagens que lhes irão aqui aparecer. Além disso, terão mais facilidade em responder às perguntas sobre as aventuras desta divertida personagem (na secção Leitura e Compreensão). Há mais dois volumes, o n.º 2 corresponde ao 2.º ciclo e o n.º 3 aglutina matérias do 3.º e 4.º ano. Uma mistura de trabalhos de casa com passatempos de Verão. Sempre com queijo. 
http://letrapequenaonline.blogspot.com/

terça-feira, 12 de julho de 2011

A Leitura

Para ler o artigo é só clicar!

http://publico.pt/sociedade/alunos-portugueses-ja-compreendem-melhor-o-que-leem_1502360







http://publico.pt/sociedade/alunos-portugueses-ja-compreendem-melhor-o-que-leem_1502360

segunda-feira, 14 de março de 2011

Mulher

Este poema foi escrito pela professora Cristina Fidalgo, musicado e interpretado pelos alunos do clube de música e pelo professor Paulo Félix. Foi apresentado na BE e dedicado a todas as MULHERES.

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

UM POEMA POR ACABAR
Sou mulher e sou poema
de versos de rima branca
soltos no vento
e na lembrança
de um qualquer poeta
de um qualquer lamento...
Sou mulher e sou metáfora
de pétalas de várias cores
sonho que vagueia no espaço
onde moram deuses e amores
sem tempo, sem hora, sem braços...
Pétalas de uma qualquer flor
onde apenas a cor
sei ser a cor que tu quiseres...
Sou mulher e sou canção
melodia de um coração
que bombeia luz e cor
a cada dia
na palidez do amanhecer
e na magia
do adormecer do sol.
Sou mulher  e sou o nome
que me quiseres dar
e sou apenas eu
nada mais...
Simplesmente
um poema por acabar...


Cristina Fidalgo (Dos meus lábios nasce a noite)

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher
 
PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher. 
http://www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/Temas/direitos_mulher/

terça-feira, 1 de março de 2011

Parlamento dos Jovens 
Os alunos do Agrupamento venceram a Sessão Distrital do Concurso Parlamento dos Jovens, realizada dia 28 de Fevereiro em Portalegre. Participaram o João Varela, Ana Correia, André Barradas, Irina Ribeiro e Alexandra Ferreira.  Os dois primeiros representarão o Distrito de Portalegre na Sessão Nacional que se realizará nos dias 2 e 3 de Maio na Assembleia da República, Lisboa. Para a vitória ter mais sabor, o João será também o porta-voz da representação distrital que é composta por mais duas alunas da Escola de Montargil.