BLOG DA ESCOLA MESTRE DE AVIS - DESTINADO À POSTAGEM DE PENSAMENTOS, POESIAS, FOTOS ... E RESPECTIVOS COMENTÁRIOS.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Contamos consigo
Dia 17 de Novembro, pelas 18:00, na Biblioteca da Escola Mestre de Avis, vai realizar-se uma sessão de "Conversa com Pais" dedicada ao tema Ensinar a Estudar, para pais de alunos do 2.º Ciclo.
Contamos com a sua presença!
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
O Espaço de Psicologia da Escola Mestre de Avis é um gabinete de psicologia que presta serviços especializados, em conjunto com toda a comunidade educativa, no sentido de promover o processo de aprendizagem e o desenvolvimento global dos alunos.
A Quem se Destina?
- Aos Alunos
- Aos pais/Encarregados Educação
- Aos Professores e Funcionários
Onde se encontra o Espaço de Psicologia?
O Espaço de Psicologia encontra-se no Bloco T, Sala 15.
Como aparecer e qual o Horário de Funcionamento?
Os atendimentos no Espaço de Psicologia decorrem mediante a disponibilidade do horário escolar dos alunos, funcionando com marcações efectuadas através do director de turma e/ou professores, órgãos de gestão do agrupamento ou pais/encarregados de educação.
Está aberto de 2ª a 5ªfeira das 9:00 - 13:00/ 14:00 – 18:30, e à 6ª feira das 9:00 – 13:00.
O horário de 4ª feira das 14:00 – 18:30 está destinado aos alunos que queiram passar pelo Espaço de Psicologia sempre que lhes apeteça conversar (sem ser necessária marcação prévia).
APARECE
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Presidentes da República Portuguesa
Esta é a Bandeira da Presidência da República Portuguesa. Como sabes a República foi instaurada no dia 5 de Outubro de 1910 através de uma revolução armada. Faz este ano 100 anos. Para saberes mais sobre este período da nossa História ou sobre os Presidentes do nosso País, consulta http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa .
domingo, 19 de setembro de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
terça-feira, 4 de maio de 2010
Clube de Teatro FAZIGUAL
domingo, 2 de maio de 2010
Dia da MÃE
Este dia tem a forma
de um beijo e de um abraço,
mesmo quando a mãe chega
vergada pelo cansaço
e lhe pomos ao pescoço
o colar do nosso afecto
que, mesmo não sendo de ouro,
será sempre o predilecto.
Este dia tem a forma
de borboleta e de flor
e a doçura da carícia
que tempera o nosso amor.
in "O livro dos dias" de José Jorge Letria
terça-feira, 27 de abril de 2010
segunda-feira, 22 de março de 2010
22 de Março - Dia Mundial da Água
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua protecção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas actualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua protecção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua protecção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social.
Art. 10º - O planeamento da gestão da água deve ter em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Primavera
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral".
A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 20 de Março (poderá ocorrer a 21 devido aos anos bissextos) e termina a 21 de Junho.
A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
A Primavera, no hemisfério Norte, começa no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 20 de Março (poderá ocorrer a 21 devido aos anos bissextos) e termina a 21 de Junho.
A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
A Primavera, no hemisfério Norte, começa no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Equinócio - Na área da astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente, (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projectada na esfera celeste).
Durante os equinócios, os raios solares estão perpendiculares ao Equador.
A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais". O dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.
segunda-feira, 15 de março de 2010
FAZIGUAL no AVISESTÓRIAS
O grupo dos «pequenos» da Oficina do Clube de Teatro vai apresentar, na edição deste ano do AVISESTÓRIAS, a peça «Olha o Passarinho» de António Torrado, às 14.30, dia 17 de Março, no Auditório Municipal Ary dos Santos.
A peça «Nós numa corda», texto de Miguel Castro Caldas, encenada pelo grupo de Teatro da nossa escola foi seleccionada para o XXXI Encontro Nacional de Teatro na Escola que irá decorrer de 21 a 24 de Abril.
quinta-feira, 4 de março de 2010
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
visual renovado
domingo, 17 de janeiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)